Notícias

Metroviários de Recife estão mobilizados contra demissões

10.09.12 Pernambuco

Sindicato dos Metroviários de PernambucoUma notícia pegou de surpresa dois funcionários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e posteriormente o Sindmetro-PE: o início de uma série de demissões que a estatal está promovendo com os concursados do ano de 2005. 

 

Sem justificativa prévia, a diretoria da empresa descumpriu um acordo que havia selado com o sindicato, quando em reunião no Rio de Janeiro, o Presidente, Francisco Colombo, afirmou que não haveria demissões na CBTU. Com o descumprimento, o sindicato convoca os metroviários para assembleia, na segunda-feira (10), para discutir as formas de luta contra as demissões. Não está descartada uma greve.

O impasse se iniciou quando a CBTU começou a caçar as liminares que garantiam a estabilidade dos trabalhadores que passaram no concurso de 2005, mas que não foram convocados. Eles conquistaram o ingresso no quadro da estatal apenas depois de medida judicial que obrigou a CBTU realizar tais convocações.

Veja também  Pernambuco: Retificação de Edital de Assembleia

Na reunião entre sindicato e presidência da empresa, além de se comprometer em não demitir os funcionários, o Presidente garantiu que seriam tomadas medidas pela retirada dos recursos interpostos anteriormente pela CBTU. Medida essa que colocaria um ponto-final no debate.

Na avaliação do Sindmetro-PE, tais demissões, além de injustas, confirmam uma contradição, em que a presidência da CBTU estaria entrando. Diogo Morais, diretor de comunicação do sindicato, questiona: “Tais demissões não se justificam. Existe uma ampliação do sistema em andamento, a demanda de usuários vai aumentar. Inclusive se fala até em realização de um novo concurso para o metrô. Como querem agora demitir trabalhadores?”.