Notícias

Sindimetrô/RS dá início a Ciclo de Debates

04.12.12 Rio Grande do Sul

O Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul, o Sindimetrô/RS, deu início a um Ciclo de Debates, com temas atuais da conjuntura sindical, social e econômica do Brasil e do exterior. O Ciclo começou em novembro e seguirá até janeiro de 2013. 

 O ciclo foi iniciado no dia 14 de novembro, na sede do sindicato gaúcho, com palestras de Maira Ávila (secretária-geral do CPERS/Sindicato) e Altino de Melo Prazeres Júnior (presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo). Eles falaram sobre a “Conjuntura Política e a Resposta dos Trabalhadores”.

Maira abordou, entre outros assuntos, a conjuntura dos movimentos sociais na Europa – principalmente França, Grécia e Espanha – e no Oriente Médio, especialmente a Síria. Segundo ela, no Brasil também há um cenário de confronto dos trabalhadores com patrões, embora não ocorram movimentos de rua expressivos.

Maira lembra que, para a luta dos trabalhadores sair vitoriosa, é fundamental que haja unidade das entidades sindicais, sociais e políticas. “Está demonstrado na prática que unidos somos fortes”, concluiu.

Altino ressaltou que a luta dos trabalhadores não deve ficar limitada aos ambientes de trabalho ou a causas específicas, como salários e direitos trabalhistas. “Ela deve dialogar com as causas da sociedade e usar os instrumentos modernos de comunicação, como as redes sociais na Internet”, afirmou.

Veja também  Metroviários do RS liberam bloqueios da estação São Leopoldo em protesto contra a falta de segurança

Ele também falou sobre a política dos governos FHC, Lula e Dilma para o setor metroviário, alertando para a privatização crescente. Criticou também o papel dos sindicatos que estão aliados ao governo federal para implantar o Acordo Coletivo Especial. “É triste e revoltante que um sindicato como o dos metalúrgicos do ABC entregue de mão beijada ao governo um projeto que acaba com direitos fundamentais dos trabalhadores”. 

No dia 26 de novembro aconteceu outro debate. Participaram Érico Corrêa (presidente do Sindicaixa e membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas), que falou sobre “Previdência Pública – Para onde vai?” e Daniela Muller (mestre em Psicologia Social e Institucional da UFRGS) que tratou do assunto “Assédio Moral é Crime”. 

O ciclo terá continuidade com mais discussões até janeiro do próximo ano.