Notícias

Trensurb quer novo aumento de tarifa

31.01.19 Notícias, Rio Grande do Sul Tags:,

A Trensurb, empresa que administra o metrô do Rio Grande do Sul, quer aumentar em 27,3% o preço da tarifa do metrô.

A empresa protocolou um pedido de aumento para o Ministeério de Desenvolvimento Regional para mudar a tarifa de R$ 3,30 para R$ 4,20, um ano após um aumento abusivo de 94%.

O Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul convocou uma manifestação para quarta-feira, 6, na estação Mercado para protestar contra o aumento.

A Fenametro acredita que o aumento não vem para beneficiar os usuários e nem mesmo os trabalhadores e serve apenas ao lucro dos empresários.

O aumento da tarifa elitiza o transporte, dificulta o seu acesso e prejudica a população. O lucro obtido não é revertido em melhorias no sistema, e por isso, a Federação, que está em luta contra a privatização dos metrôs no Brasil, acredita que quanto maior a tarifa, mais atrativa se torna a concessão do metrô para a privatização.

Veja também  Metroviários do RS liberam bloqueios da estação São Leopoldo em protesto contra a falta de segurança

Acreditamos que o transporte público deve ser tratado como um direito, e não pode se estruturar na lógica da mercadoria.

Enquanto servir ao lucro privado serão os trabalhadores que sofrerão, com a precarização do trabalho, e os usuários, com altas tarifas e sucateamento do sistema.

Não ao aumento da tarifa na Trensurb. Por um metrô público, estatal e de qualidade.