Notícias

Vamos ocupar as ruas em defesa dos direitos das mulheres!

08.03.19 Geral, Notícias

Nesta Dia Internacional de Luta das Mulheres, o 8 de março, milhões de brasileiras irão as ruas reivindicar seus direitos. As mulheres estarão em marcha contra Bolsonaro, em defesa de diretos iguais, contra a Reforma da Previdência, pelo fim da violência contra a mulher.

Hoje no Brasil a cada 7 minutos uma mulher sofre violência física, sexual ou psicológica, 13 mulheres são assassinadas por dia e houve um aumento de 54% no homicídio de mulheres negras nos últimos 10 anos. Cerca de 70% dos estupros de mulheres são cometidos por parentes, namorados, amigos ou conhecidos da vítima a cada dois dias uma mulher morre em decorrência de aborto realizado em condições inseguras.

Veja também  Metroviários de São Paulo realizam ato de comemoração pela reintegração dos trabalhadores demitidos em 2014

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, mulheres trabalham por semana em média 5h a mais que os homens. Hoje as mulheres trabalham 35,5 horas fora de casa e 21h12 dentro de casa, enquanto os homens trabalham 41h36m fora de casa e 10h dentro de casa.

Dados alarmantes como estes se tornam ainda mais preocupantes em uma conjuntura de retirada de direitos e retrocessos. A Reforma da Previdência, que já é prejudicial à população, é a ainda pior para as mulheres.

A Fenametro irá construir as manifestações do 8 de março e apoia as iniciativas de seus Sindicatos. Procure as manifestações na sua cidade e participe!