Notícias

Em ano eleitoral, Alckmin entrega mais Linhas do Metrô para iniciativa privada

27.03.18 Notícias, São Paulo Tags:,

O governo de Geraldo Alckmin (PSBD) quer privatizar mais uma Linha do metrô de São Paulo. Alckmin disponibilizou na sexta-feira, 23, o edital de privatização da operação e manutenção da Linha 15-Prata do monotrilho. Quarta linha a ser privatizada, será leiloada no dia 26 de junho por um lance mínimo de R$ 153,3 milhões.

A Fenametro repudia esta política privatista do governo Alckmin, e denuncia as privatizações não apenas em São Paulo, mas em todo país. A privatização não traz nenhum benefício para população e nem para os trabalhadores, já que traz aumento da tarifa, demissões e precarização do serviço, além de estar intimamente conectada com a corrupção.

De acordo com a Secretaria de Transportes, a Linha será entregue com 9 estações prontas e 27 novos trens, com um investimento de R$ 5,2 bilhões por parte do Estado. O governo, assim como fez com a Linha 5-Lilás, entregará à iniciativa privada linhas prontas, novos trens e sistema implementado, ou seja, ônus de construção unicamente para o Estado. O lance inicial previsto no leilão não chega a cobrir nem os investimentos iniciais feitos pelo governo.

Veja também  Trabalhadores de 19 países formulam ações contra a privatização

Alckmin também anunciou que irá inaugurar até abril as estações Oscar Freire, da Linha 4-Amarela, Moema , da Linha 5-Lilás e São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União e Jardim Planalto, da Linha 15-Prata. A ação de Alckmin é uma óbvia tentativa de promover sua imagem para campanha à Presidência, já que a maioria dessas obras está anos atrasada.

É importante lembrar que as estações da Linha 5-Lilás, às vésperas de sua privatização, foram entregues incompletas e apresentando diversos problemas.