Notícias

Metroviários contestam versão do Metrô sobre acidente na Linha 15-Prata e expõe problemas do monotrilho

07.02.19 Notícias, São Paulo Tags:, ,

Com menos de um mês de funcionamento em horário integral, a Linha 15-Prata já conta com vários incidentes, o mais grave na terça-feira, 29, com a colisão de 2 trens durante o estacionamento na Estação Jardim Planalto.

O Metrô culpabilizou para imprensa um trabalhador da Linha pelo acidente, versão que é duramente contestada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

De acordo com Raimundo Borges Cordeiro, coordenador geral do Sindicato, o Metrô buscar esconder o real problema e a verdadeira natureza do acidente pode causar outros.

Os diretores do Sindicato explicaram em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 7, que uma série de problemas podem ter causado o acidente, como fragilidades de segurança devido a utilização do sistema CTBC, e a ausência de cabine e condutor de trem na Linha.

De acordo com Wagner Fajardo, coordenador geral do Sindicato, o sistema é falho e há outras Linhas do Metrô como a 2-Verde, que contam com outras medidas de segurança além do CBTC, que rebaixa os padrões de segurança utilizados pelo Metrô há mais de 40 anos.

Veja também  Especialista da USP questiona monotrilho paulista

Fajardo ainda explica que se o Metrô não ouvir a categoria e implementar mudanças, os trabalhadores e usuários da Linha estarão em risco. Ele afirma que nem o Sindicato e nem a CIPA puderam participar das investigações sobre as causas do acidente.

Situação da Linha 4-Amarela pode ser pior

Os diretores ainda relembraram que a situação da Linha 4-Amarela, onde também não há condutor de trem, pode ser pior, já que o funcionário presente no trem durante o trajeto dos usuários é muito precarizado, e cumpre 3 funções, a de segurança, agente de estação, e se necessário, condutor do trem.

No acidente da Linha 15-Prata a situação só não foi pior pois um operador de trem, dedicado apenas para esta função, estava presente e conseguiu acionar o freio de emergência do trem, numa situação em que segundos fizeram a diferença.

O Sindicato acredita que são necessárias mudanças na Linha para garantir a segurança dos usuários e trabalhadores, como estudo para inclusão de cabine e operação nos padrões utilizados hoje pelo Metrô.