Notícias

Por uma Trensurb pública e de qualidade!

20.05.16 Notícias, Rio Grande do Sul Tags:,

Anunciadas ainda no governo Dilma, as privatizações dos metrôs de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte irão acontecer em ritmo acelerado. Este é um dos primeiros anúncios do governo Temer, que afirma que irá privatizar “tudo que for possível”.

Mas como estas privatizações irão afetar a vida da população? Por quais razões devemos ser contra? A Fenametro acredita que com a privatização dos transportes vem o aumento da tarifa, a redução do número de funcionários e uma piora na qualidade do serviço prestado.

Vale lembrar que diversas empresas públicas privatizadas foram vendidas a preços muito abaixo do que valiam. Iremos aceitar que o patrimônio público, custeado com os nosso impostos, seja vendido a preços mínimos e que encha o bolso dos empresários? Deixaremos que mais trabalhadores sejam demitidos quando temos uma crise que já deixa 10,4 milhões de desempregados?

Veja também  Protesto libera catracas de estações da Trensurb no Dia de Paralisação Nacional

O Rio Grande do Sul entra neste pacote. O Sindicato dos Metroviários traz à população a preocupação com o avançado processo de sucateamento dos trens e das instalações da Trensurb. Sabemos que essa prática é utilizada quando os administradores têm em vista a entrega dos serviços à iniciativa privada.

Exemplo do prejuízo provocado aos usuários foi a retirada de circulação da nova frota, culpa de empresas privadas que entregaram os trens com problemas. Esclarecemos que o prejuízo causado não é de responsabilidade dos metroviários e conclamamos a população para, ao nosso lado, lutar contra a privatização.

A Fenametro e o Sindicato estão em luta contra a privatização e convidam à população a se somar às mobilizações!
Faremos nesta sexta-feira um dia nacional de luta contra a privatização! Por um metrô público, estatal e de qualidade! Rumo a tarifa zero!