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Inglaterra reestatiza transporte ferroviário: um alerta para o Brasil!

26.06.25 Destaques, Internacional, Notícias Tags:, , , , ,

A decisão do governo britânico de reestatizar sua malha ferroviária é mais do que simbólica — é um marco no desmonte do mito neoliberal de que a iniciativa privada é sinônimo de eficiência no transporte público.

Em maio, a South Western Railway, que opera no sudoeste da Inglaterra, voltou ao controle do Estado, tornando-se a primeira linha férrea reestatizada sob o plano do novo governo trabalhista, que prevê até 2027 o retorno de todas as linhas ao setor público, sob gestão da nova empresa estatal Great British Railways.

O fracasso da privatização no berço do neoliberalismo

O Reino Unido, berço do modelo neoliberal com Margaret Thatcher, privatizou suas ferrovias em 1994 sob o governo conservador de John Major. O resultado?
🔻 Aumento das tarifas
🔻 Piora na qualidade do serviço
🔻 Falta de pontualidade e acidentes fatais
🔻 Subsídios públicos bancando lucros privados
🔻 Falta de trabalhadores para garantir o serviço

Tudo isso alimentou uma percepção generalizada de que a privatização fracassou. Os britânicos aprenderam — à duras penas — que transporte público não é mercadoria, é um direito social e responsabilidade do Estado.

E o Brasil, vai aprender com isso?

Enquanto o Reino Unido corrige seus erros, no Brasil governos estaduais insistem em aplicar a mesma receita fracassada: entregar metrôs e trens urbanos à iniciativa privada, com o aval do Congresso Nacional e sob silêncio (ou omissão) de setores do próprio governo federal.

Veja também  Confira o Caderno de Teses do 9º Congresso da Fenametro

⚠️ O que isso tem significado por aqui?
🚨 Tarifas mais caras
🚨 Demissões e terceirizações
🚨 Cortes de linhas e serviços
🚨 Ameaças aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores
🚨 E o povo, cada vez mais excluído da mobilidade

A Fenametro segue denunciando os impactos perversos da privatização, que não melhora o transporte nem respeita os trabalhadores que o constroem todos os dias. O caso inglês mostra que há caminho de volta — e que esse caminho é o da reestatização, da valorização do transporte público e do controle social.

O governo Lula precisa se posicionar!

O projeto político que venceu as eleições prometeu defesa do patrimônio público, fortalecimento do Estado e justiça social. Não é coerente permitir que a CBTU, a Trensurb e os metrôs estaduais sejam desmontados e entregues ao capital privado. O exemplo da Inglaterra deve acender o alerta no Brasil: quem paga a conta da privatização é sempre o povo trabalhador.

📢 Por transporte público, acessível, de qualidade e com direitos garantidos:
Reestatizar é o futuro. Privatizar é retrocesso.
A Fenametro segue na luta!