Notícias

Câmara Municipal do Recife aprova requerimento contra privatização do metrô

18.08.25 Destaques, Notícias Tags:,

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda (18), um requerimento da vereadora Liana Cirne (PT) que faz um apelo ao presidente Lula, à governadora Raquel Lyra, ao ministro dos Transportes Renan Filho e ao ministro da Casa Civil Rui Costa para que não seja efetivada a privatização do metrô do Recife.

As galerias da Casa estiveram lotadas por representantes do Sindmetro-PE, que reforçaram o posicionamento em defesa do metrô público.

O texto aprovado defende que o sistema continue sob gestão pública, com investimentos diretos para modernização e ampliação, tarifas acessíveis e efetivo controle social.

Liana Cirne destacou que a privatização, prevista para ser anunciada em setembro, ameaça transformar um patrimônio público essencial em um serviço voltado prioritariamente ao lucro e voltou a defender a tarifa zero:

“O metrô do Recife precisa permanecer como um bem público a serviço da população. Estamos falando de um transporte utilizado diariamente por milhares de trabalhadores. Sabemos que a privatização vai afetar os servidores públicos e usuários do serviço, como aconteceu no Rio de Janeiro, que hoje tem a maior tarifa do Brasil, e em São Paulo, que segue com graves problemas de infraestrutura. A privatização tende a gerar aumento abusivo das tarifas e maiores intervalos entre as viagens visando apenas o lucro, quando deveríamos estar discutindo a tarifa zero”, afirmou a vereadora.

O presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro, Luís Soares, agradeceu o apoio da parlamentar:

“Seu apelo ao presidente Lula para que o metrô continue sob gestão pública federal é um marco importante nesta luta. Ter aliados no legislativo municipal, como Liana Cirne, fortalece a mobilização social e dá voz àqueles que mais dependem do transporte público no seu dia a dia”.

O requerimento foi aprovado com votos contrários dos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Eduardo Moura (Novo) e Gilson Machado Filho (PL).

Veja também  Metrô mexicano dá goleada no brasileiro