Fenametro debate inclusão de agentes metroviários na nova Polícia Ostensiva Federal
06.08.25 Destaques, Notícias, Pernambuco
Na segunda-feira, 4 de agosto, a Fenamentro participou de reunião sobre a proposta de inclusão dos agentes de segurança metroviários na nova Polícia Ostensiva Federal, prevista na PEC 18/2025. A atividade foi coordenada por Luiz Soares, presidente da Federação e do Sindmetro-PE, e contou com a presença dos diretores Glaucia Nascimento (Jurídico), Leandro Félix (Comunicação) e Quézia Cordeiro (Saúde do Trabalhador).
Durante a reunião, Luiz Soares apresentou os informes da agenda realizada pela Fenametro em Brasília, destacando o compromisso da entidade com a valorização dos agentes de segurança metroferroviários.
Ele ressaltou o apoio da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e detalhou a reunião ocorrida no Ministério da Justiça, com o assessor especial Marcelo Pimentel, representante do ministro Ricardo Lewandowski.
A mobilização tem como objetivo assegurar que os profissionais que já atuam, na prática, na segurança dos sistemas metroferroviários em todo o país sejam reconhecidos e incorporados à nova estrutura policial em debate no Congresso Nacional.
“A expertise é nossa. A luta também. E o direito, inegociável.” — defende Luiz Soares
Segundo Luiz, trata-se de uma oportunidade histórica para garantir visibilidade, respeito e valorização a uma categoria que conhece como ninguém a realidade e a complexidade do sistema metroferroviário brasileiro:
“Não é qualquer profissional que conhece e domina esse sistema. Atuamos em uma malha ferroviária complexa, que exige preparo técnico, tático e uma enorme responsabilidade com a vida de milhões de pessoas. Somos nós que garantimos a segurança nos metrôs do país. Nossa inclusão é uma questão de justiça e coerência.”, concluiu.
Pernambuco na Comissão Nacional da Fenametro
Na próxima reunião — com data a ser confirmada — será escolhido o representante de Pernambuco na Comissão Nacional da FENAMETRO, que terá como missão debater a inclusão dos agentes de segurança na nova Polícia Ostensiva Federal e atuar diretamente nas articulações políticas em nível nacional.