Em defesa da CBTU e da Trensurb | Delegação sindical entrega dossiê ao presidente nacional do PT
24.09.25 Destaques, Notícias, Pernambuco, São Paulo
Direção da Fenametro e representantes da FITF/CNTTL/CUT se reuniram nesta quarta (23) com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, na sede do partido em Brasília, para exigir apoio político imediato pela retirada da CBTU e da Trensurb do Programa Nacional de Desestatização (PND).
A delegação entregou um dossiê técnico que comprova a viabilidade econômica e social da manutenção dessas empresas sob gestão pública e desmonta a narrativa de que a privatização seria necessária.
Além de Luiz Soares, presidente da Fenametro, etiveram presentes no encontro Jerônimo Miranda Netto (FITF/CNTTL/CUT) e Cirano Lopes (CONAD/CBTU). Também acompanhou a reunião Lucia Mendonça Santos, coordenadora do Setorial Nacional de Transporte do PT, que reafirmou a importância de priorizar a mobilidade como direito social. Luiz Soares solicitou que Edinho atue junto às bancadas de esquerda para agendar com urgência uma audiência com o presidente Lula, cobrando o recuo desta política de concessões que ameaça o serviço público e os trabalhadores.
A Fenametro reforça que a solução para fortalecer a mobilidade urbana passa pelo investimento público, valorização dos trabalhadores e planejamento democrático, não pela entrega aos interesses privados. Seguiremos mobilizados e em diálogo com partidos, sindicatos e movimentos sociais para garantir que CBTU e Trensurb permaneçam como patrimônio do povo brasileiro — porque transporte público é direito, não mercadoria.