Notícias

Direitos e lutas das mulheres são debatidos pela Fenametro

04.05.16 Geral, Notícias Tags:,

Metroferroviárias de todo país puderam discutir os direitos, as lutas das mulheres e demandas da categoria no 5º Encontro Nacional de Mulheres Metroferroviárias, que aconteceu no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, entre os dias 19 e 21 de abril.

Além dos temas que envolvem o dia a dia da categoria, as mulheres discutiram seu espaço no movimento sindical, o assédio moral e sexual e o vagão exclusivo feminino. O Encontro ainda contou com uma apresentação de metroviárias chilenas sobre a realidade do país.

Na mesa de abertura estiveram presentes Marcela Azevedo, representando o Movimento Mulheres em Luta, Rozina Conceição de Jesus, do gabinete da deputada Leci Brandão, Rosa Anacleto, da Unegro, Dafne, do coletivo Pão e Rosas e Isa Penna, do Setorial de Mulheres do PSOL.

Solange Chaves, que é diretora da Secretaria de Assuntos das Mulheres fez uma fala de abertura do Encontro relatando a dificuldade do mundo sindical metroferroviário, ainda muito dominado por homens e como as mulheres lutara e foram apagadas da história.

Veja também  Mulheres brasileiras irão as ruas em defesa de seus direitos

As metroferroviárias também participaram de uma palestra sobre machismo no meio sindical, com Marcela Azevedo, e outra sobre Assédio moral e sexual, com a advogada Eliana Ferreira, além de debaterem a proposta do Vagão Exclusivo, com exposição sobre o plebiscito realizado em São Paulo, por Marisa dos Santos Mendes, da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, e da situação no Rio de Janeiro, onde já existe o vagão, apresentado por Myrna Agrícola, diretora de Mulheres do SIMERJ.

A Fenametro irá disponibilizar em breve os vídeos do Encontro.