Fenametro e Sindmetro/PE cobram transparência e reafirmam luta contra a privatização
22.09.25 Destaques, Notícias, Pernambuco
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE), filiado à Fenametro, representado pela Advocacia Garcez, protocolou uma série de pedidos de informação com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Os requerimentos foram encaminhados aos principais órgãos envolvidos no processo de desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e na concessão do Metrô do Recife.
A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (23), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, que discutiu o futuro do sistema metroviário da capital pernambucana. A Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro) e o Sindmetro/PE marcaram presença, denunciando a forma antidemocrática como o processo vem sendo conduzido e reforçando sua posição firme contra a privatização.
Para Luiz Soares, presidente da Fenametro e do Sindmetro/PE, a mobilização é essencial para barrar o desmonte do transporte sobre trilhos no Brasil:
“Não aceitaremos a entrega do Metrô do Recife à iniciativa privada. Esse processo ocorre sem transparência, sem diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras e com sérios riscos de precarização. Vamos dizer diretamente ao presidente Lula: não privatize o Metrô do Recife e a Trensurb. Transporte público é direito do povo e não mercadoria para enriquecer empresários.”
A Fenametro reafirma que segue em luta permanente pela defesa do transporte público 100% estatal, acessível e de qualidade, valorizando os metroferroviários e garantindo a soberania nacional sobre os serviços essenciais. Privatização significa aumento de tarifas, demissões e piora no atendimento. A alternativa é fortalecer as empresas públicas, ampliar os investimentos e garantir um sistema sobre trilhos que atenda aos interesses do povo brasileiro.