Notícias

Justiça suspende aumento da tarifa de ônibus em São Paulo

14.02.19 Notícias, São Paulo Tags:,

O aumento da tarifa de ônibus em São Paulo foi suspenso pela Justiça nesta quinta-feira, 14. A tarifa subiu de R$ 4,00 para R$ 4,30 no início de janeiro, causando manifestações da população. A Prefeitura de São Paulo irá recorrer da decisão.

Em 2018, os metroviários da CBTU conseguiram através de ação judicial barrar o aumento da tarifa dos metrôs de Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió. O aumento da tarifa ia de 90 a 100%.

A Fenametro acredita que a suspensão deve ser também para os outros modais, como Metrô e CPTM, já que o aumento não vem para beneficiar os usuários e nem mesmo os trabalhadores e serve apenas ao lucro dos empresários.

Veja também  MG: NÃO HÁ PREVISÃO DE DATA PARA A ASSINATURA DO ACT 2013-2014!

O aumento da tarifa elitiza o transporte, dificulta o seu acesso e prejudica a população. O lucro obtido não é revertido em melhorias no sistema.

Acreditamos que o transporte público deve ser tratado como um direito, e não pode se estruturar na lógica da mercadoria.

Enquanto servir ao lucro privado serão os trabalhadores que sofrerão, com a precarização do trabalho, e os usuários, com altas tarifas e sucateamento do sistema.