Notícias

Metroviários argentinos fazem paralisações rotativas do metrô

01.08.17 Internacional, Notícias Tags:,

Metroviários de Buenos Aires, Argentina, fizeram nesta terça-feira, 1 de agosto, uma paralisação de duas horas. As linhas B e C, do metrô da capital ficaram paradas das 5h às 7h. A medida faz parte das lutas da campanha salarial, com paralisações rotativas, que já ocorreram nas linha A e H na quinta-feira, 27, e as linhas D, E e Pm na segunda-feira,31.

Na Argentina, assim como o Brasil, o governo e as empresas tentam descontar nos trabalhadores os efeitos de sua crise econômica, com propostas salariais que não cobrem nem a de perto a inflação.

Além disso, a empresa já adiantou que considera a greve ilegal e irá a justiça. A Fenametro apoia a luta dos metroviários argentinos e presta sua solidariedade internacional!

Metrô argentino é privatizado

Na Argentina, a privatização já chegou há mais de duas décadasm em 1994, e levou o metrô de Buenos Aires a uma situação muito precária. Em entrevista à Fenametro, durante o Encontro Internacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Transporte contra a Privatização, em 2016, Roberto Pianelli, secretario geral do Sindicato del Subte, relembra o discurso utilizado na época sobre as vantagens da privatização. “Diziam que com a privatização teríamos uma empresa mais eficiente, com mais segurança, com alta tecnologia”, conta.

Veja também  Na Argentina, trabalhadores fazem greve geral contra as políticas de Macri

Privatizado em 1994, em uma década de intensas privatizações no mundo, especialmente na América latina, o metrô não recebeu nenhuma das vantagens prometidas. “E 20 anos depois a empresa não trouxe nenhum elemento de tecnologia novo, continuou com os mesmos trens, com uma frota que tem em média 60 anos”, complementa Pianelli.