Notícias

Pela readmissão de todos metroviários demitidos!

28.08.17 Geral, Notícias Tags:,

Os metroviários presentes no 6º Congresso da Fenametro consideraram fundamental a luta pela reintegração dos companheiros demitidos por participarem de mobilizações e greves da categoria, como ocorreu no Rio de Janeiro, em 2007, e em São Paulo em 2007, 2014 e em 2017.

A reintegração é parte da luta contra a criminalização do movimento sindical, que inclui a denúncia de diversas práticas antissindicais e a judicialização das greve da categoria.

Metroviários de todo país pedem a reintegração dos metroviários demitidos

Metroviários de todo país pedem a reintegração dos metroviários demitidos

Histórico de perseguição à categoria

Em São Paulo, a categoria luta pela readmissão de 2 companheiros demitidos em agosto deste ano, assim como por companheiros demitidos em 2007 e 2014. As demissões realizadas em 2007 foram inclusive alvo de denúncia internacional, e o Metrô foi condenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por prática anti-sindical.

Veja também  Manifestação contra a venda do terreno da sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo .

A greve de 2014 e as demissões

Em junho de 2014, às vésperas da Copa Mundo, os metroviários realizaram um greve de 5 dias, que recebeu repressão policial e terminou com 42 trabalhadores demitidos. Algumas demissões já foram revertidas na Justiça e os metroviários seguem em luta pela reintegração de todos os demitidos.
Reintegração dos metroviários, já!