Por saúde e segurança no trabalho, Fenametro constrói parceria com a Fundacentro
12.08.25 Destaques, Notícias, São Paulo
A Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) reforça seu compromisso em defender a qualidade de vida, a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. E para reforçar essa luta está construindo parceria com a Fundacentro para enfrentar o agravamento dos problemas de saúde mental entre os trabalhadores e trablhadoras e a subnotificação de acidentes de trabalho no setor metroferroviário.
Saúde mental sob pressão
“A Federação tem recebido relatos vindos dos sindicatos filiados que apontam um aumento alarmante de casos de adoecimento mental entre metroviários. Entre as causas, estão a degradação do sistema de transporte, a redução de pessoal, a ameaça constante de privatizações, a pressão do contato com usuários em um contexto de violência crescente e a sobrecarga de trabalho. E, para enfrentar essa realidade, a Fenametro está articulando parcerias estratégicas e a Fundacentro, será fundamental neste processo”, destacou diretor de Imprensa e Comunicação, Diego Pereira.
Subnotificação de acidentes: um problema invisível
Outro ponto crítico é a subnotificação de acidentes de trabalho. Segundo dados da Fundacentro, muitas empresas se recusam a registrar oficialmente os incidentes, dificultando o acesso a direitos e a adoção de medidas de prevenção.
Para enfrentar esse cenário, a Fenametro buscou apoio da Fundacentro, que já disponibilizou informações sobre seus Centros de Referência em Saúde do Trabalhador nos estados onde a Federação atua. “A iniciativa será um passo importante para ampliar a denúncia, o registro e o acompanhamento desses casos”, informou ele.
Parceria estratégica com a Fundacentro
Eixos prioritários de cooperação com a Fundacentro:
- Mapear e articular ações sobre saúde mental nos estados, com ênfase na incidência de afastamentos por adoecimento mental.
- Realizar estudo nacional comparando as condições de trabalho nas linhas públicas e privadas. E
A Fundacentro já possui pesquisas semelhantes em outras categorias, e agora, a Fenametro está em conversa com a Fundação para implementação de estudos direcionados para os metroviários, fortalecendo a luta por um transporte público, seguro e com condições dignas para quem nele trabalha.
A saúde dos metroviários não é mercadoria. Defender a saúde mental e a segurança no trabalho é defender o direito da população a um transporte público de qualidade. A Fenametro seguirá firme nessa luta.