Notícias

Vitória! Trensurb não será privatizada!

25.05.23 Notícias, Rio Grande do Sul Tags:,

Após mobilização da categoria metroviária, metrô do Rio Grande do Sul ficará fora do Programa Nacional de Desestatização (PND)

Por Ana Carolina Andrade

Os metroviários tiveram uma grande conquista nesta semana. Na terça-feira (23), foi confirmado que a empresa pública responsável pelo metrô do Rio Grande do Sul, a Trensurb, está fora do Programa Nacional de Desestatização. Com a ação,  a empresa não será mais privatizada. 

O anúncio foi feito após articulação dos metroviários com a bancada gaúcha do PCdoB, PT e PSOL, que intermediou as articulações com o governo federal e fez pressão para o fim da privatização. O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, garantiu que a retirada da Trensurb do PND ocorrerá.

Vitória veio da luta

E a conquista não foi por acaso. A privatização da Trensurb já estava em andamento, inclusive com empresas contratadas para fazerem o estudo do processo. De acordo com Luís Henrique Chagas, presidente do Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul, a conquista é uma vitória da mobilização dos trabalhadores. “A categoria se mobilizou, fez manifestações e articulou uma greve no dia 8. O que fica é que vale a pena lutar”, afirmou.

O fim das privatizações foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT), e Chagas reforça que mesmo com a conquista, a luta segue “para acabar com o PND”. Ele ainda explica que neste momento a categoria seguirá exigindo mais investimentos na Trensurb, que há 6 anos está abandonada e em crescente precarização.

A luta contra as privatizações é central!

A vitória no Rio Grande do Sul foi muito importante para fortalecer a mobilização dos metroviários, que seguirão em luta contra as privatizações, as terceirizações e as concessões. Na maioria dos estados parte destas questões já são cotidianas, e a cada dia prejudicam mais os trabalhadores e a população.