Notícias

RS: Ação pública contra a Trensurb

01.07.13 Rio Grande do Sul

A Trensurb sempre faz propaganda de como é maravilhoso seu serviço aos usuários, mas o procurador Celso Tres, do Ministério Público Federal em Novo Hamburgo, não pensa assim. Ele ajuizou, no início do mês, ação civil pública contra a Trensurb. A intenção é reparar os danos aos cerca de 200 mil usuários por dia devido às constantes paralisações do transporte metroviário na região metropolitana. Na argumentação, o procurador da Justiça afirma: “Em 13 meses, tivemos 16 paralisações do trem pelos mais variados motivos…”.

Veja também  Sindimetrô-RS convoca metroviários para assembleia geral dia 27; categoria discutirá novas formas de mobilização

O Ministério Público Federal pede a automática compensação ao usuário através de fornecimento de passagens gratuitas, proporcionais ao prejuízo causado a ele. O mesmo procurador do MPF foi quem obrigou a Trensurb a inaugurar as novas estações de Novo Hamburgo, no ano passado, já que a direção da empresa esperava uma data na agenda da presidente Dilma para ela participar do evento. Ele também fez a empresa se comprometer com um plano de contingenciamento para os dias de panes e alagamentos nas vias.