Notícias

Metroviários de Minas Gerais realizam Seminário para organizar luta contra a privatização da CBTU

19.09.19 Minas Gerais, Notícias, Pernambuco, Rio Grande do Sul Tags:,

O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais e realizou nos dias 13, 14 e 15 deste mês, o Seminário “A Privatização da CBTU na contramão da mobilidade urbana”, para debater com a categoria metroferroviária a tentativa de privatização da CBTU, seus prejuízos e as estratégias necessárias para seu enfrentamento.

Estiveram presentes diretores da Fenametro, metroferroviários de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e da Argentina.

A atividade serviu para fortalecer a unidade da categoria e articular a luta contra a privatização, que envolve além da CBTU, Trensurb, o metrô DF, e a reestatização de metrôs privatizados com do Rio de Janeiro, de Salvador, e de algumas linhas do Metrô de São Paulo.

Confira os encaminhamentos do Seminário:

– Criação da Frente Nacional Metroferroviária;
– Criação de Comitês Estaduais em defesa da CBTU como empresa pública;
– Realização de Audiências Públicas;
– Fazer Cartilha e Vídeo para ser divulgado;
– Staff em Brasília;
– Envolvimento dos movimentos sociais/Estudantis/Centrais/ federações/ confederação;
– Panfletagem;
– Marketing Digital;
-Atos nas estações no dia 30/09/19 (café com usuários),em defesa da CBTU/TRENSURB, pela reestatização das Stu’s RJ e Salvador;
– Criação dos espaços culturais;
– Criação do documentário sobre a CBTU como principal modal de transporte;
– Comissão para debater os ACT ‘s e perdas de direitos.
– Realização do congresso Nacional dos trabalhadores no Sistema metroferroviário,sendo cotizado pelos sindicatos, centrais , federações, confederações;
– Lutar contra o aumento da tarifa do metrô;
– Convidar São Paulo para participar da luta;
– Utilizar a Central latino-americano;
– Criação do logotipo TRENSURB/CBTU
– Consigna a luta contra as privatizações e pelas liberdades democráticas.

Entenda a privatização

O governo Bolsonaro anunciou neste ano a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).

Aprovada em reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no início de maio, a privatização está prevista para o 1º semestre de 2021 no caso da Trensurb, e no 2º pra CBTU.

A CBTU é responsável pelos metrôs de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal e a Trensurb pelo metrô de Porto Alegre.

Ambas empresas vem passando por um processo de precarização e continuas tentativas de aumento da tarifa, para que se tornem mais atrativas para privatização.

A Fenametro é contra o projeto privatista do governo Bolsonaro e segue mobilizando a categoria metroferroviária para enfrentar as privatizações.

Nos colocamos em defesa de um metrô público, estatal e de qualidade. A privatização é prejudicial para população e para os trabalhadores, pois precariza o serviço, aumenta a tarifa, e coloca em risco a todos.