Notícias

Greve em Recife | Fenametro repudia intimidação e criminalização contra luta dos metroviários (as)

04.11.25 Destaques, Notícias, Pernambuco Tags:, , ,

A Fenametro repudia a forma como a gestão da governadora Raquel Lyra tem tratado o movimento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Metrô de Recife. Nesta segunda (3), o presidente da Fenametro e do Sindmetro-PE, Luiz Soares, foi retirado de um piquete e conduzido até a delegacia para declarações sobre a greve.

“A ação reflete o modelo de criminalização contra quem está lutando contra a privatização do Metrô e por um transporte de qualidade, seguro e de acesso universal a todos e todas. A Federação critica a tentativa de intimidação contra o presidente Luiz Soares, abordado de forma inadequada por policiais militares, uma prática antissindical e responsabiliza a governadora Raquel Lyra por qualquer coação contra o direito de greve”, destaca a direção da Fenametro.


Segundo informações do Sindmetro-PE, a greve do Metrô do Recife alcançou 100% de adesão no primeiro dia, mostrando a força e a unidade da categoria na luta por um metrô público, seguro e de qualidade.

Veja também  Reintegração de Alex Fernandes, metroviário demitido na greve de 2014, é mantida na justiça

A paralisação busca abrir diálogo com a população sobre a situação crítica do sistema e a necessidade urgente de investimentos.

A Fenametro manifesta solidariedade total à categoria e à direção do Sindimetro-PE, reafirmando que os metroviários e metroviárias do Brasil não vão se calar nem recuar diante da repressão. A luta é justa e segue firme por um transporte digno e público em Pernambuco.

Agenda!

Nesta terça (4), às 13h, a direção do Sindmetro-PE tem uma audência de mediação no TRT-6. A categoria e a população estão convocadas a participar e fortalecer a luta.

Juntos na luta contra o desmonte do Metrô de Recife!