Notícias

CONVOCATÓRIA PARA A REUNIÃO PARLAMENTAR CONTRA AS PPP’S DO METRÔ/DF

07.08.13 Distrito Federal

No dia 08 (próxima quinta) deste mês, às 14:30 horas, acontecerá uma Reunião Parlamentar com Deputados Federais e a Secretaria de Governo do DF, na Câmara Federal, onde a Secretária terá que prestar esclarecimentos referentes às implantações de Parcerias Público-Privadas das áreas meio e fim (Administrativo, Manutenção/Operação) do Metrô/DF, que os Governos, inclusive este, em conjunto com alguns gestores do Metrô, vêm planejando desde o início da operação do Sistema.

A mesa será composta por alguns Deputados Federais, conduzida pelo Coordenador da Bancada do DF, Deputado LUIZ PITIMAN, e o Secretário de Governo do DF, Gustavo Leon.

E no plenário estarão presentes outros parlamentares, manifestantes de movimentos apoiadores contra as PPP’s, o Jornalista do Senado e Cientista Político Carlos Penna e Coordenador Geral do SINDMETRÔ/DF, Luciano Costa. Os dois últimos nomes citados anteriormente terão 10 minutos para se manifestarem contra as PPP’s nas áreas meio e fim do metrô/DF, em nome da categoria metroviária do DF.

É importante a participação de todos os colegas metroviários e principalmente àqueles que já sentem esta ameaça avançando, pelo baixo contingente de empregados e a sobrecarga de trabalho, mesmo com retiradas de atribuições (real garantia da estabilidade do emprego) que as PPP’s proporcionam.

De 98 a 2004 chegamos à beira da extinção. De 2005 em diante recuperamos o fôlego, por causa do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Metrô e o MPT, que posteriormente se transformou no Processo nº 419/2004, determinando que as áreas meio e fim do Metrô só podem ter contratações por meio de CONCURSO PÚBLICO, e não por meio de terceiros (iniciativa Privada). Com o surgimento do Processo nº 419/2004, o metrô e o GDF foram obrigados a realizar o concurso de 2005, para suprimento de vagas à medida que os concursados fossem tomando posse dos cargos ocupados por terceiros.

Veja também  Metrô DF: tecnologia dos anos 1980

Mas, agora a situação se torna tensa e preocupante novamente, porque o Metrô/DF, com o aval do GDF, vem passando por cima de determinações legais, é o caso da bilheteria, que ainda se encontra nas mãos da iniciativa privada, renovações de contratos questionáveis, sem controle administrativo no sistema de bilhetagem, sem fiscalização, só promessa de concurso, e outros. Já não bastasse isso, o Consórcio Metroman está sendo investigado por “suspeita” de participação de Cartel.

Data: 08/08/2013

Local: Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 14, Câmara Federal.

Horário: 14h30min

“Faça o que metroviários de concursos anteriores fizeram por você! Garantiram-lhe o seu emprego para garantir o deles, e assim sucessivamente.

METROVIÁRIO, GARANTA A SUA ESTABILIDADE DE EMPREGO

PARTICIPE!

Fonte: Sindmetrô/DF.