Notícias

Em ato no Senado, projeto que privatiza estatais é denunciado

01.03.16 Geral, Notícias Tags:

A Fenametro participou nesta terça-feira, 1º de março, de um ato na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em Brasília, para denunciar o Estatuto das Estatais, projeto de lei que prevê a privatização de empresas como a Caixa Econômica Federal, os Correios e o BNDES.

Com votação prevista para esta semana,o projeto alterna a finalidade das empresas estatais, deixando de prestar serviços que são direitos da população para lucrar com eles. O projeto atingirá estatais nas esferas federal, estadual e municipal e representa também um ataque frontal ao direito de organização dos trabalhadores, vetando a participação em Conselhos Administrativos e instâncias de diretoria de servidores sindicalizados, dirigentes sindicais e filiados a partidos políticos.

Plenário cheio no ato contra o Estatuto das Estatais

Plenário cheio no ato contra o Estatuto das Estatais

No ato estiveram presentes Centrais Sindicais como CUT, CTB, Intersindical, Nova Central e UGT, além de Federações como a dos bancários, petroleiros e trabalhadores dos Correios. Além dos movimentos sociais estavam presentes os senadores Paulo Paim (PT), Lindberg Farias (PT) , Vanessa Grazziotin (PCdoB), Fátima Bezerra (PT), Regina Sousa (PT), Hélio José (PMB) e a deputado Erika Kokay (PT).

Veja também  PERDEMOS UM GRANDE COMPANHEIRO. CHARLES PRESENTE, HOJE E SEMPRE

Para Paulo Pasin, presidente da Fenametro, para barrar este projeto é fundamental a mobilização das bases das categorias e o dialogo com a população. “Devemos tirar lições da fatídica quarta-feira da última semana, quando foram votados com aval do governo, a entrega do Pré-sal e a lei antiterrorismo, que criminaliza o movimento sindical e popular”, disse.