Notícias

MetrôRio é notificada por descumprimento do Acordo Coletivo

16.01.17 Notícias, Rio de Janeiro Tags:, ,

O Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro notificou extrajudicialmente, no dia 5 de janeiro, a empresa MetrôRio pelo descumprimento de três cláusulas do Acordo Coletivo vigente. As cláusulas são referentes ao plano de saúde, a escala dos agentes de segurança e aos plantões no Posto Médico do Centro de Manutenção.

De acordo com o Sindicato a empresa oferece a um número significativo de gestores e dependentes um plano de saúde superior ao oferecido ao restante da categoria sem que nenhum valor adicional seja cobrado. A entidade acredita que isto é um grande desrespeito à categoria como um todo e uma prática recorrente da empresa.

Veja também  Enfrentar a retirada de direitos e os ataques à organização sindical

Outra cláusula desrespeitada é referente a escala dos Agentes de Segurança. Estipulada como 6×3, desde 2013, até hoje não foi cumprida. Além disso, o Sindicato afirma que a empresa não tem cumprido os plantões previstos no Posto Médico do Centro de Manutenção na sua integralidade.

A MetrôRio tem trinta dias para tomar providências sobre as irregularidades denuncias, e caso não cumpra este prazo poderá pagara multa equivalente a um piso da categoria por trabalhador prejudicado.