Notícias

Dia 19/03: Greve contra a privatização do Metrô de BH

13.03.14 Minas Gerais

A categoria metroferroviária de Belo Horizonte junto com o Sindimetro/MG aprovaram em assembleia realizada na noite desta última terça-feira (11/03) uma paralisação de advertência marcada para o dia 19/03, contra a privatização da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Em recente reunião no Ministério Público do Trabalho, a Metrominas-Trem Metropolitano de Belo Horizonte SA- confirmou que está em fase final de negociação com a CBTU, a estadualização e posterior privatização do Metrô de Belo Horizonte. Vale lembrar que estamos falando de uma empresa cuja responsabilidade é do governo federal Dilma Rousseff e que esta privatização está prevista no PAC da mobilidade.

O pior é que o governo Dilma, quando questionada pelos trabalhadores quanto ao destino da empresa, se cala, deixando a população de BH e os trabalhadores apreensivos sobre o que vai acontecer.

Solidariedade

A Federação Nacional dos Metroviários – FENAMETRO apoia a greve dos metroferroviários de BH e conclama a todo movimento sindical e social para que façam o mesmo. “Não podemos deixar que mais uma empresa do setor de transporte seja privatizada”, adverte a direção da Federação.

A população que lutou em 2013 contra o aumento da tarifa será a maior prejudicada. Pois, a privatização sempre vem acompanhada no aumento da tarifa. Basta comparar a tarifa atual do Metrô de BH no valor de R$ 1,80 com a tarifa do Metrô do Rio de Janeiro, cujo valor é de R$3,20 e o sistema é totalmente privado.

Não a privatização! Transporte não é mercadoria !

 

Veja também  Acordo Coletivo da CBTU tem mais uma rodada de discussão

Fonte: Redação