Notícias

Em audiência na Câmara dos Deputados, metroviários dizem não a privatização do metrô de Belo Horizonte

06.10.15 Minas Gerais Tags:, ,

tranposrteA Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira, 6 de outubro, em Brasília, uma audiência pública para buscar “Esclarecimentos quanto aos projetos e recursos destinados ao Metrô de Belo Horizonte, apresentados pelo governo do Estado de Minas Gerais, prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim”.

A categoria metroviária demonstrou grande força e viajou mais de dez horas para deixar claro aos parlamentares e representantes dos governos que não aceitará a privatização do metrô de Belo Horizonte.

Foram convidados para a audiência Paula Coelho da Nóbrega, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades , Flávio Mota Monteiro, assessor do Diretor-Presidente da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Márcio Duarte, consultor Técnico, representando o prefeito de Belo Horizonte, e Alda Lucia Fernandes dos Santos, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) e vice-presidente da Fenametro.

Na audiência foi exibido um vídeo relatando a opinião da população mineira, que está cansada das promessas de expansão do Metrô. Para Paulo Pasin, presidente na Fenametro, e presente na audiência, o vídeo deixou claro que transporte não é mercadoria. “Precisamos de um transporte público estatal, de qualidade, com tarifa social rumo a tarifa zero”,afirmou.

Veja também  Sindicato dos metroviários de Belo Horizonte convoca assembleia

Um grande número de deputados esteve presente mostrando o interesse na pauta, ainda que as opiniões dominantes eram da Bancada Privatista. Apenas um deputado, Wellington Prado, se posicionou categoricamente contra a privatização do Metrô de Belo Horizonte e assumiu, inclusive, o compromisso de organizar uma Frente Parlamentar em defesa do sistema metro ferroviário.

A representante do Ministério das Cidades confirmou que o governo espera concluir até o final deste ano o convênio para viabilizar a privatização – por meio de uma PPP – com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT ), que embora convidado, não compareceu nem indicou representante para comparecer a audiência.

A Fenametro, o Sindicatos de Metroviários de São Paulo, Piauí e Recife compareceram na audiência para manifestar o apoio nacional a luta dos companheiros e companheiras de Belo Horizonte mas infelizmente, o deputado que presidiu a sessão não abriu a palavra ao plenário. Os metroviários saíram convencidos da importância de intensificar a campanha contra a privatização do Metrô de Belo Horizonte.