Notícias

Sindicato distribui Carta Aberta à população contra quadro do Zorra Total

04.10.11 São Paulo

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo distribuiu à população, na semana passada,  uma carta aberta na qual exige que o quadro ‘Metrô Zorra Brasil’, do humorístico ‘Zorra Total’ (Globo), seja retirado do ar.

mulheresnaoassedio

Para Alex Fernandes, Conselheiro Fiscal do Sindicato, a atração estimula a violência contra a mulher. “Nós fizemos uma carta aberta à população, uma prática que temos todos os meses, e o foco foi uma denúncia de que o programa Zorra Total estimula a violência contra a mulher no transporte do país. Fizemos um debate, uma intervenção no sentido de que este tipo de programa incentiva a violência contra mulher no transporte do país afora. Nós pedimos que a rede Globo retire este quadro de sua programação. Que continue com o trem, mas o programa não pode exibir algo que estimule a violência contra a mulher”, afirmou.

Segundo Alex, a Globo não procurou o Sindicato para resolver a questão. A diretoria voltou a se reunir no dia 24 de setembro para analisar uma nova investida no assunto. Alex finalizou esperando um resultado positivo. “Na distribuição da carta aberta, no contato com a população, tanto homens quanto mulheres tiveram uma aceitação muito positiva. Tivemos muita gente apoiando a nossa iniciativa. Estamos acreditando que teremos pelo menos uma reflexão na sociedade”, disse Alex.

Veja também  Dirigentes da Fenametro protocolam ação para barrar privatização do Metrô de São Paulo

No dia 5 (quarta-feira), às 16h, a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato vai formalizar a exigência à Rede Globo que retire um quadro que incita a violência sexual no programa Zorra Total. A iniciativa faz parte de uma campanha contra o assédio sexual contra as mulheres nos transportes públicos.

Diretoras e ativista do Sindicato vão protocolar sua exigência na sede da Rede Globo (rua Doutor Evandro Carlos de Andrade, 160, Itaim Bibi). O objetivo é retirar o quadro em que uma mulher é abusada no metrô. O que é piada no Zorra Total acontece frequentemente com milhares de mulheres usuárias de transporte público.

Confira na íntegra a nota do Sindicato:

“Zorra Total” estimula assédio no metrô

Todo sábado à noite a Rede Globo presta um desserviço à luta contra o assédio sexual no país. O quadro “Metrô Zorra Total” trata de forma desrespeitosa as mulheres que são molestadas dentro do metrô, dando a entender que elas deveriam “aproveitar” o ataque. Coincidentemente, após esse quadro ser criado ocorreu o primeiro estupro no metrô de São Paulo.

O Sindicato dos Metroviários vem a público exigir da Rede Globo que retire esse quadro da Zorra Total e demonstre um mínimo de respeito com o problema do assédio sexual.

Sindicato dos Metroviários de Sâo Paulo