Notícias

Fenametro em Brasília: luta pelo reconhecimento e valorização dos(as) agentes de segurança avança

10.07.25 Destaques, Notícias Tags:, ,

Nesta terça (08), a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) participou de uma importante reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, com o assessor especial do ministro Ricardo Lewandowski, o senhor Marcelo Pimentel, para tratar da inclusão dos(as) agentes de segurança metroviários(as) na proposta de criação da Polícia Ostensiva Federal.

A reunião foi extremamente positiva e produtiva. A Fenametro apresentou documentos históricos e técnicos que reforçam a legitimidade da reivindicação, além de argumentar sobre a urgência de reparar o débito histórico do Estado brasileiro com esses(as) trabalhadores(as), que atuam diariamente na linha de frente da segurança dos sistemas metroferroviários do país.

A comitiva da Fenametro foi composta por representantes de diversos sindicatos da base, com destaque para a atuação decisiva do Sindimetrô-RS, Sindimetrô-DF e Sindmetro-PE, que contribuíram ativamente tanto na elaboração da proposta de documento entregue ao Ministério, como para a articulação da audiência. A presença desses sindicatos foi fundamental para fortalecer o pleito e garantir unidade na luta.

O documento entregue mostra o aumento da violência no transporte público e a necessidade de uma política de segurança pública nacional voltada ao transporte sobre trilhos. Dados como os apresentados pelo Mapa da Violência, ANTP e IPEA mostram que roubos, furtos, violência sexual e outras ocorrências crescem nos metrôs e trens, afetando diretamente usuários(as) e trabalhadores(as).

Veja também  Transporte é direito, não mercadoria! Dia 27 é dia de luta contra as privatizações

A Fenametro defende que os(as) agentes metroviários(as) são herdeiros da antiga Guarda Ferroviária e devem ser reconhecidos como parte fundamental da estrutura nacional de segurança pública. A proposta é que esses profissionais integrem a nova Polícia Ostensiva Federal com atribuições específicas para o transporte sobre trilhos, recebam investimentos em capacitação e tenham reconhecimento legal compatível com a função estratégica que desempenham.

A Federação segue na luta e reafirma seu compromisso em continuar articulando com o Governo Federal, o Congresso Nacional e a sociedade civil por uma segurança pública justa, eficiente e que valorize os(as) trabalhadores(as) que fazem o transporte funcionar com dignidade e coragem todos os dias.

Seguimos firmes na luta por mais segurança, mais valorização e mais respeito!