O exemplo vem da China: transporte metroferroviário público, moderno e acessível
22.08.25 Destaques, Notícias
Enquanto no Brasil enfrentamos a ameaça de privatizações e o sucateamento de empresas públicas como a Trensurb e a CBTU, o exemplo que vem da China mostra o caminho oposto: investimento estatal pesado, modernização tecnológica e prioridade no transporte público coletivo sobre trilhos.
Segundo o Ministério dos Transportes da China, o país encerrou 2024 com mais de 159 mil km de ferrovias. Nas grandes cidades, o transporte urbano sobre trilhos é parte essencial da vida cotidiana, com redes de metrô que impressionam pelo tamanho, pela tecnologia e pela quantidade de passageiros transportados diariamente.
- Xangai possui uma rede com 896 km, 22 linhas e 413 estações, atendendo cerca de 10 milhões de passageiros por dia.
- Pequim opera 548 km de metrô, distribuídos em 17 linhas e 335 estações, com movimento diário acima de 9 milhões de usuários.
- Shenzhen, cidade vizinha a Hong Kong, conta com 567 km de trilhos e 417 estações, transportando em média 235 milhões de passageiros por mês.
- Guangzhou, no sudeste do país, opera 653 km de metrô, com 16 linhas e 213 estações, atendendo 8,6 milhões de pessoas diariamente.
Além da extensão e da modernidade, a tarifa é progressiva e acessível, variando entre R$ 1,60 e R$ 5,00, de acordo com a distância percorrida — uma política que garante inclusão social e mobilidade para milhões de trabalhadores e estudantes.
Esse modelo mostra como o transporte público sobre trilhos pode ser estratégico para o desenvolvimento urbano, para a redução do uso de carros e para o enfrentamento das mudanças climáticas.
E aqui no Brasil?
Enquanto isso, nossas empresas públicas de transporte seguem sob risco. Em vez de investimento e ampliação, enfrentamos cortes, sucateamento e projetos de privatização, que só aumentam tarifas, pioram a qualidade do serviço e excluem ainda mais a população.
A Fenametro defende um caminho diferente: o transporte metroferroviário deve ser 100% público, estatal e a serviço do povo. É hora de aprender com os exemplos internacionais e lutar para que no Brasil também possamos garantir mobilidade urbana de qualidade, acessível e integrada.
Trensurb e CBTU ficam! Privatização não! 🚇✊