Notícias

3° CONGRESSO DE MINAS GERAIS DECIDE FORTALECER E AMPLIAR A LUTA CONTRA AS PPPs

16.04.13 Notícias


Os debates ainda permitiram que se observasse que as PPPs são ainda piores do que os processos de privatizações levadas a cabo durante o governo FHC, porque ainda contam com altos financia
mentos e investimentos públicos para em seguida passar à iniciativa privada.

Os depoimentos de sindicalistas, como da companheira Mara Amaro, da INFRAERO e do presidente da Fenametro, Paulo Pasin, foram esclarecedores quanto ao ataque que representa as concessões em relação aos direitos dos trabalhadores. Em São Paulo, a Linha 4 (Amarela), que foi privatizada, os patrões conseguiram impedir que os trabalhadores fossem representados pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo. A empresa concessionária criou outro sindicato – que conseguiu curiosamente a carta sindical do Ministério do Trabalho – e obriga seus trabalhadores a se filiarem a ele no ato da assinatura do contrato de trabalho.

Na INFRAERO, foi “oferecido” aos empregados a possibilidade de transferência para a empresa concessionária, com o mesmo salário, mas sem os mesmos benefícios antes garantidos no contrato de trabalho com a Infraero. Resultado: os trabalhadores tiveram os seus salários diminuídos!

Àqueles que não aceitassem a transferência para as empresas concessionárias, estavam sujeitos a transferências para outros aeroportos de todo o país, nos mais distantes rincões, independente das possibilidades familiares. Por fim, aos que não passaram para a empresa privada ou não foram transferidos, cursos estão sendo oferecidos para que a pessoa possa exercer outras funções em outras empresas.

Os delegados, assim como os convidados presentes ao 3° Congresso, também tiveram a oportunidade de conhecer as limitações técnicas e financeiras de uma PPP para o transporte. Um serviço que tem um papel social, não deveria ser entregue à iniciativa privada que trabalha com a lógica do lucro. E ainda um lucro que é garantido e pago com o dinheiro público!

Após os painéis apresentados e a discussão em grupo, a plenária final aprovou um plano de lutas que prevê, entre outras iniciativas, a formação de um Comitê contra a PPP com a participação do conjunto das entidades sindicais afetadas pela PPP, assim como o movimento social e popular, parlamentares e partidos políticos que comunguem com essa luta.

Marcha a Brasília dia 24 de abril

O presidente da FENAMETRO, Paulo Pasin  convocou os congressistas a participarem da Marcha a Brasília dia 24 de abril, e exigir o fim dos ataques aos direitos dos trabalhadores. Segundo os organizadores da Marcha, o objetivo é defender os direitos sociais e trabalhistas e denunciar a política econômica do governo federal que emana nesses ataques.

Como parte da Jornada de Lutas especifica da categoria, a FENAMETRO e os sindicatos metroferroviários do país, irão ao Ministério das Cidades, pasta do governo responsável pela implantação do Plano de Logística, protocolar uma carta contrária ao Plano Público-Privado e exigir o fortalecimento da CBTU e Transurb.

Sindicato dos Metroferroviários de Minas Gerais e FENAMETRO.

Veja algumas fotos do 3º Congresso de Minas Gerais

    

 

Veja também  26 de outubro: Dia do Metroviário e da Metroviária