Notícias

Metrô é o transporte mais rápido, seguro e menos poluente do DF

07.07.11 Distrito Federal Tags:

A população do Distrito Federal tem sofrido cada vez mais com os problemas do transporte, que ficam mais evidentes nos horários de pico. Faltam ônibus, os trens do metrô estão sempre lotados, ciclistas não são respeitados e os congestionamentos nas vias têm sido inevitáveis.

O repórter da TV Globo, Albert Steinberger, comparou os quatro meios de transporte em relação ao tempo, poluição causada com a emissão de gás carbônico e segurança (veja vídeo). O ponto de partida foi a estação Concessionárias do metrô, em Águas Claras, que fica a 25 km de distância da Rodoviária do Plano Piloto, local escolhido para terminar a viagem.

Na comparação de tempo gasto no trajeto por cada meio de transporte, o metrô foi o mais rápido (43 minutos), seguido do carro (51 minutos), em terceiro ficou a bicicleta (54 minutos) e, por último, o ônibus (1 hora e 16 minutos).

Veja também  Metroviários do Distrito Federal farão paralisação no dia 24

No quesito emissão de gás carbônico, dos quatro veículos comparados, o mais poluente é o carro. Segundo a Organização Iniciativa Verde, um veículo flex que faça 50 km por dia vai produzir, em 22 dias úteis do mês, quase uma tonelada e de gás carbônico.

Para compensar essa emissão, seria necessário plantar seis árvores. Nesse mesmo intervalo de tempo e com a mesma quilometragem, um ônibus vai emitir 260 quilos de CO2, e precisaria de duas árvores para compensar. O metrô e a bicicleta são os transportes mais ecológicos e a emissão de CO2 é quase nula.

Com relação a segurança, de acordo com o especialista em trânsito da Universidade de Brasília (UnB) Davi Duarte, o meio de transporte mais seguro é o metrô, seguido do carro, depois dos ônibus e, por último, a bicicleta.