Notícias

MG: Presidente da CUT recebe diretores do SINDIMETRO

10.09.13 Notícias

Em 3 de setembro, durante as manifestações em Brasília contra o PL 4330, o SINDIMETRO entregou carta ao presidente da CUT-Nacional, Vagner Freitas, pedindo que intercedesse junto ao governo federal no sentido de que ouvissem os metroviários e suas reivindicações. Temos o direito de saber qual destino terá o Metrô-BH. 

Leia a íntegra da carta entregue ao presidente da CUT, Vagner Freitas:

“Caro companheiro,
O SINDIMETRO-MG representa os metroviários de Belo Horizonte, trabalhadores da CBTU, empresa estatal do governo federal e estamos nos dirigindo a você para pedir o apoio da Central numa luta que travamos há muitos anos.
Desde o governo Fernando Henrique estamos sob a ameaça de estadualização da CBTU e não apenas Belo Horizonte, o mesmo ocorre com as demais Superintendências. Já foi feito em Salvador, já quiseram fazer com Recife, agora está na mira João Pessoa e tudo indica que em processo avançado, Belo Horizonte.
Há muito temos explicado que são poucos os estados brasileiros que atualmente têm condições de manter um metrô de qualidade e a custos baixos para a população. No caso de Minas Gerais, o governo Anastasia do PSDB e Marcio Lacerda do PSB já anunciaram que querem realizar obras – diga-se de passagem, com financiamento do governo federal – para depois privatizá-lo através de PPP.
Há anos tentamos estabelecer uma discussão com o governo federal (de Lula e agora o de Dilma) e não somos recebidos a não ser pelo Gabinete da Casa Civil, que promete entrar em contato, nos dar informações e nada!
A Presidente Dilma já veio inúmeras vezes a Minas Gerais, mas nunca se propôs encontrar-se com os trabalhadores e seus representantes. Recebe apenas políticos, empresários e governantes. Como é possível isso, com um governo do PT? Vão nos receber quando houver eleições?
Pedimos a ajuda da CUT por que consideramos legítimo saber qual destino o governo federal reserva aos trabalhadores da sua estatal ou se não estão preocupados com isso. Afinal, temos o direito de nos defender.
Mas, para além de informações sobre o que está reservado à categoria que representamos, também queremos entender por que o governo financia um projeto de ampliação do metrô que não atende aos interesses da população mais carente.
A presidente Dilma em Minas Gerais fala em metrô que atenda o Barreiro e Betim, mas o governo estadual anuncia o metrô para Savassi e Belvedere, regiões mais abastadas da região metropolitana. Como é possível financiar um projeto e não cuidar para onde o dinheiro está indo? Isso sem contar que possivelmente os projetos quase faraônicos anunciados, devem estar servindo para o PSDB e seus aliados fazerem caixa 2 para as eleições de 2014…
Por isso, pedimos o apoio da CUT para conseguir uma audiência com quem realmente decide neste governo e que diga claramente o que pretendem fazer com os trabalhadores da estatal. E caso uma negociação se estabeleça, queremos também a presença da CUT, pois não está em jogo apenas o destino dos trabalhadores de Belo Horizonte, mas de toda a estatal.
Ficamos no aguardo de um breve contato.
Saudações cutistas”

Veja também  Lute contra o Câncer de Mama