Notícias

Nenhum avanço nas negociações para o ACT dos metroviários do RS

01.08.11 São Paulo

sindimetro rsNo dia 26 de julho ocorreu mais uma reunião de negociação para o Acordo Coletivo 2011. Pelo sindicato participaram do encontro os diretores Renato Schuster, Adriane Ferrandis, Sandra Clavé e Leonardo Miranda; além dos colegas da comissão de base Ana Paula e Ismael. Pela empresa participaram o diretor de Administração e Finanças, Ney Michelucci Rodrigues; o gerente de Recursos Humanos, Nelson Piovesan e a advogada Carmem. A empresa apresentou oficialmente a sua proposta para reposição salarial que é de 3,65%.

 

A justificativa da Trensurb para a apresentação deste índice está baseada na orientação do “Dest”. Para quem não sabe, o Dest é o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, um sistema de gestão alocado na estrutura regimental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e que atua sobre as empresas em que a União, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto, ou seja: as empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas, denominadas empresas estatais.

Obviamente esse índice não é aceitável e será debatido pela categoria através da assembleia que está sendo convocada no quadro abaixo. O sindicato entende que “nunca antes na história desse país” lucrou-se tanto com as empresas estatais, mas nem o povo e nem o funcionalismo observam toda essa riqueza sendo convertida em obras para a melhoria das condições de vida das pessoas. Por mais que queiramos buscar soluções através do diálogo, não há como ficar passivo perante a apresentação de um número irrisório de aumento salarial, além de outros problemas enfrentados na rotina, como as escalas de trabalho.

Veja também  São Paulo: Categoria aceita proposta do Metrô e fecha Campanha Salarial

CHEGA DE ENROLAÇÃO!

É muito complicado, após esperar 133 dias desde a entrega da nossa pauta de reivindicações, ver a diretoria da empresa apresentar este índice caricato; que não recupera nem mesmo o salário até maio. Já está na hora da direção da Trensurb levar a sério a nossa Campanha Salarial. Estamos cansados de tanto desrespeito.

É necessário a Trensurb, Fetag, Farsul entre outras pressionarem o “seu” Dest; pois estamos entrando em agosto e a Expointer é logo ali.

Esperamos uma grande participação dos metroviários na assembleia de sexta-feira; todos usando os adesivos para que a população saiba de nossas reivindicações e não estranhe quando os trens estiverem paralisados. É o momento de mostrar a força da categoria metroviária!

Fonte: Blog do Sindimetro RS