Notícias

Dia do Metroviário é marcado por luta contra a privatização

22.10.25 Destaques, Notícias, Rio Grande do Sul Tags:, ,

Nesta sexta (24), metroviários e metroviárias realizam ações em várias regiões do país para denunciar os ataques às empresas públicas de transporte e cobrar compromisso do governo federal. “O Brasil será palco de grande mobilização contra a privatização do transporte sobre trilhos no país”, destaca a direção da Fenametro.

A mobilização – que tem como foco também comemor o Dia Nacional do Metroviário e da Metroviária (26 de outubro) – faz parte de uma jornada nacional de lutas, com atividades organizadas por trabalhadores metroferroviários em diversas capitais do país. “A data que simboliza a resistência de uma categoria que, mesmo sob ataques, arrocho e falta de pessoal, continua garantindo um serviço público essencial e de qualidade”, defende a Federação.

A data marca 1.027 dias desde a posse do presidente Lula, e as entidades sindicais voltam às ruas para cobrar o compromisso assumido durante a campanha eleitoral: o fim das privatizações e a reconstrução do papel do Estado como indutor do desenvolvimento.

Apesar das promessas, a Trensurb e outras estatais seguem na lista do Programa Nacional de Desestatização (PND), mantido e ampliado pelo governo federal. Em agosto, um decreto da Casa Civil incluiu três hidrovias do Norte do país no programa, enquanto o ministro Rui Costa anunciou a intenção de privatizar o metrô de Pernambuco ainda em 2025.

“O transporte público sobre trilhos não pode ser tratado como mercadoria. Privatização significa tarifa mais cara, demissões e piora no serviço. O governo Lula precisa ouvir a classe trabalhadora e reverter essa política de entrega do patrimônio público”, alerta a Fenametro.

A federação reforça que a luta em defesa da Trensurb se conecta à realidade de todo o país:
– No Metrô de São Paulo, os trabalhadores resistem à entrega de linhas à iniciativa privada;
– Em Belo Horizonte, denunciam a precarização da CBTU;
– E em Recife, enfrentam a ameaça direta de venda do sistema.

“Estamos vivendo o menor quadro de funcionários da história da Trensurb, sem concurso público e com ameaça de privatização. Mas seguimos firmes, porque sabemos que defender a Trensurb pública é defender o povo trabalhador”, afirma a entidade.

📅 Ato nacional em defesa das empresas públicas de transporte
📍 Em todo o Brasil
🕓 Sexta-feira, 24 de outubro

Veja também  Todo apoio aos ferroviários canadenses!

Por uma Trensurb e a CBTU públicas, valorização da categoria, concurso público e tarifa zero!