DF | Federação e Sindimetrô-RS cobram solução imediata para concurso público na Trensurb
15.12.25 Destaques, Notícias, Rio Grande do Sul
A Fenametro, ao lado do Sindimetrô-RS, esteve em Brasília no dia 10 de dezembro em mais uma agenda estratégica em defesa do transporte metroviário público e dos direitos da categoria. A Federação acompanhou e apoiou a reunião da direção do sindicato com representantes da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), fortalecendo a pressão pela realização do concurso público da Trensurb e pelo avanço das pautas estruturais da empresa.
Durante o encontro, foram debatidos temas centrais para a categoria, como o Programa de Demissão Voluntária (PDV), o Plano de Carreira e, de forma prioritária, a necessidade urgente de realização do concurso público, diante do grave déficit de pessoal enfrentado pela Trensurb. A direção do Sindimetrô-RS entregou oficialmente um ofício à SEST solicitando apoio para destravar o processo do concurso, fundamental para recompor cerca de 100 vagas hoje existentes na empresa.
Participaram da reunião Pedro Luiz Costa Cavalcante, secretário adjunto de coordenação das empresas estatais da SEST, Heiguiberto “Guiba” Della Bella Navarro, assessor da secretaria, além dos diretores do Sindimetrô-RS Ronas Filho e Ana Paula Almada, com o acompanhamento e apoio político da Fenametro na agenda.
A direção sindical destacou que o concurso público, o PDV e o Plano de Carreira estão diretamente interligados e precisam ser tratados de forma conjunta para garantir a manutenção e a valorização do quadro de trabalhadores e trabalhadoras. Atualmente, a Trensurb enfrenta o menor efetivo dos últimos 40 anos, o que tem levado a categoria a trabalhar no limite, agravando ainda mais a sobrecarga em um momento em que o processo de reconstrução após as enchentes de maio de 2024 ainda está longe de ser concluído e diversos setores seguem com infraestrutura precária.
Outro ponto abordado na reunião foi a situação dos estudos sobre o reaproveitamento de servidores da CBTU-PE em outras estatais federais em caso de privatização. Segundo os representantes da SEST, não há atualizações sobre o tema até o momento.
Para a Fenametro, a agenda reforça a importância da atuação articulada entre a Federação e seus sindicatos de base na defesa do transporte público e das empresas estatais. As demandas apresentadas pelo Sindimetrô-RS ampliam o debate a partir da realidade vivida pelos trabalhadores metroviários e apontam a urgência de medidas concretas por parte do governo federal.
A Fenametro e o Sindimetrô-RS seguirão buscando diálogo com órgãos do governo, ministérios, parlamentares e demais instâncias competentes para avançar nas pautas, garantir melhores condições de trabalho e defender a Trensurb e a CBTU-PE públicas, fortes e a serviço da população.




