Notícias

Promotoria faz nova acusação a ex-dirigentes do Metrô/SP. E as condenações?

08.12.15 São Paulo Tags:, ,

A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de São Paulo acusou quatro ex-dirigentes do Metrô por improbidade administrativa na contratação sem licitação, em 2005, de uma das empresas do acusadas no “Cartel do Metrô”, a MGE Equipamentos Ferroviários. O cartel, de acordo com as denúncias, atuava em São Paulo nos governos tucanos de 1998 a 2008.

De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, a ação de improbidade protocolada na Justiça de São Paulo na sexta-feira, 4, a Promotoria pede a condenação do ex-presidente do Metrô, Sérgio Avelleda (na época, gerente jurídico); do então gerente de contratações e compras Sérgio Corrêa Brasil, do então gerente de custos e controle José Jorge Fagali e do gerente de manutenção Nelson Scaglione, além da própria MGE, por violação aos artigos 10 e 11 da Lei de Improbidade – lesão ao erário e enriquecimento ilícito.
A acusação se soma a uma série de outras acusações que o Metrô de São Paulo está envolvido, sendo elas suspeita de corrupção, formação de cartel e fraude em licitações. Mesmo recebida com bons olhos, essa nova acusação não traz grande comoção, já que os processos acima citados ainda se encontram parados na justiça paulista.

Veja também  Metroviários reivindicam suspensão da privatização da Linha 15-Prata do monotrilho

Até a Folha de S.Paulo, sempre defensora do PSDB, questionou a relação promíscua do Ministério Público Federal e do poder judiciário paulista com o tucanato, lembrando dos atrasos nas investigações do trensalão em um editorial na terça-feira, 24 de novembro. De acordo com o editorial, “Completou-se um ano, afinal, desde que a PF concluiu o alentado inquérito criminal sobre o cartel que manipulou licitações de trens nas administrações dos tucanos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, de 1998 a 2008. O processo, contudo, estacionou no MPF.”
A Fenametro condena a atitude da justiça paulista e exige a conclusão do processo!

Leia a matéria completa do jornal O Estado de S.Paulo que explica a acusação

trensalao_latuff02