Em Brasília, Fenametro exige fim de projeto de privatização da Trensurb e CBTU
23.09.25 Destaques, Notícias, Rio Grande do Sul
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promoveu nesta terça (23) uma audiência pública para discutir os estudos de privatização da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) desde 2019.
A Fenametro, representada por seu presidente, Luiz Soares, e diversos membros da direção, reafirmou o compromisso da entidade na luta contra a privatização do transporte sobre trilhos em todo o país. Em sua intervenção, Luiz destacou que a entrega da Trensurb à iniciativa privada significaria a retirada de um direito fundamental da população, transformando o transporte público em mercadoria e aprofundando desigualdades.
O presidente da Federação ressaltou que experiências de privatização, como as já vistas em São Paulo e em outras capitais, resultaram em tarifas mais caras, precarização do serviço e ataques aos direitos trabalhistas. “Não aceitaremos retrocessos. O transporte é um direito do povo brasileiro e precisa ser defendido como patrimônio público”, afirmou.

Na ocasião a Fenametro destacou que está em curso uma jornada de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte sobre trilhos e uma campanha para pressicionar e cobrar coerência do governo federal. “O presidente Lula precisa recuar e retirar do plano de privatizações a Trensurb e outros sistemas de transporte, essa postura contraria a pauta da classe trabalhadora que foi fundamental para eleger esse governo”, frisou Soares.
A Fenametro tem atuado com firmeza para pressionar o governo a recuar dessa política de concessões, que só favorece o lucro privado e ameaça o direito ao transporte público de qualidade, acessível e com valorização dos trabalhadores e trabalhadoras.
A audiência contou ainda com parlamentares, trabalhadores e representantes de entidades sindicais. O debate reforçou que a solução para os desafios enfrentados pela Trensurb não está na privatização, mas sim no fortalecimento dos serviços públicos e na valorização de seus trabalhadores e trabalhadoras.
Defesa da CBTU
Além da presença firme da Fenametro em Brasília, a luta também se fortalece nas ruas. Em Recife, o povo vem dando exemplo de resistência contra a tentativa de privatização do metrô. A mobilização popular, unindo trabalhadores, usuários e movimentos sociais, demonstra que só com organização e pressão social será possível derrotar os projetos de desmonte do transporte público.
A Fenametro segue mobilizada em defesa da Trensurb e da CBTU e de todos os sistemas de transporte sobre trilhos do país. A luta é por um transporte 100% público, de qualidade e que valorize seus trabalhadores e trabalhadoras.
